Resenha: O Sal da Vida: O Que Faz A Vida... Valer A Pena! - Francoise Heritier


Título: O Sal da Vida
Titulo Original: Le Sel de la vie
Subtítulo: O que faz a vida... valer a pena!
Autor: Françoise Héritier
Tradutora: Maria Alice A. de Sampaio Dória
Assunto: Biografias & Memórias, Auto Ajuda, Meditacao e Reflexao.
Editora: Valentina
Ano: 2013
Edição: 1ª
Idioma: Português
Páginas: 108

Sinopse: Existe uma forma de leveza e de graça no simples fato de existir, que vai além das ocupações, além dos sentimentos poderosos e dos engajamentos políticos. É sobre isso que este livro fala. Sobre esse pequeno plus que nos é dado a todos: “O Sal da Vida”. Nesta meditação, nesta espécie de poema em prosa em homenagem à vida, totalmente íntimo e sensorial, a renomada antropóloga Françoise Héritier vai atrás das pequenas coisas agradáveis (às vezes nem tanto) às quais aspira o mais profundo do nosso ser: as imagens e as emoções, os momentos marcados de recordações que dão sabor à vida, que a tornam mais rica e mais interessante do que muitas vezes acreditamos que ela seja, e que nada nem ninguém poderá nos tirar, nunca, jamais!
Olá!

Tudo começa quando recebe um cartão. Quem é que ainda envia e recebe cartão com a facilidade de enviar um simples e-mail? A parti daí a autora começa uma "conversa" com o amigo que envio a carta, com ela mesmo e connosco leitores. Em "O Sal da Vida: O Que Faz A Vida... Valer A Pena!" é basicamente uma lista com inúmeras coisas simples como: ouvir Mozart, os Beatles e Astrud Gilberto ou sorrir para alguém que não está a esperar. Itens simples, que olhando com o coração faz a vida valer apena.

Os capítulos são divididos em datas. Um dia após o outros (13 de agosto, 14 de agosto... 15 de agostos...). Não há uma história no livro. É realmente apenas uma lista de coisas que faz a vida mais feliz. Sabe quando pergunta algo para alguém e a pessoa responde: "Se eu fosse falar tudo ficaria dias falando ou não sairíamos daqui hoje". É basicamente isso essa lista, não dá para escrever em apenas um dia! Entre os itens citados a autora fazer alguns comentários.

Não é nada extraordinário. Faz você querer fazer a sua própria listinha de coisas que faz a vida valer a pena. É bem rápido de se



12 comentários:

  1. Olá tudo bem ?
    Adorei o título, o livro parece ser daqueles que marca o leitor que levará a história com um grande ensinamento para vida e algumas coisas a se pensar .
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rilza Silva! Que bom que gostou! Beijos'

      Excluir
  2. Olá tudo bem ?
    Adorei o título, o livro parece ser daqueles que marca o leitor que levará a história com um grande ensinamento para vida e algumas coisas a se pensar .
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei a proposta desse livro muito interessante! É legal saber o que os outros fazem e os deixa felizes. Há tantas coisas legais no mundo e muitas vezes não fazemos ideia disso, adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Conheço o livro mas não tive vontade de ler, é mesmo agora, depois de ler sua resenha, continuo sem interesse nele.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Já ouvi falar muito nesse livro, mas eu tinha uma ideia totalmente diferente do que ele seria, eu acreditava se tratar de uma história com drama e que nos faria refletir sobre nossas vidas e os caminhos que tomamos, mds! como eu estava errada haha. Mesmo não sendo o que eu esperava, acho que é uma boa dica de livros.

    ResponderExcluir
  6. OOi!
    Não conhecia o livro, mas, embora não pareça ser algo muito extraordinário, achei interessante. Gosto dessas coisas de listas! hahah O fato de haver esses comentários da autora entre eles também me anima. :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Já tinha ouvido falar do livro, mas nunca me aprofundei em saber do que se tratava. Acho a proposta que ele traz interessante. Pode não ser extraordinário mais chama atenção haha Adorei!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que livro interessante! Ainda não tinha ouvido falar sobre ele. O título em si já traz uma reflexão. Lembrei de um amigo falecido que, apesar do e-mail, preferia me enviar cartas e cartões. Dica anotada, obrigada!
    Bjos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  9. Hey!

    Não conhecia a obra, mas ela é atrativa desde a capa, seu conteúdo parece ser bem reflexivo e com uma proposta bem interessante, vou procurar saber mais.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro e é bem rápido de ler mesmo. Achei demais a ideia, e acabei fazendo a minha listinha também. É uma leitura que nos faz refletir sobre nosso sal da vida.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. ola! Vi que o livro esta em promocao hj na saraiva. Gostei da proposta, essas dicas podem podem fazer a diferenca na nossa Vida.
    Bjsss

    ResponderExcluir