Entrevista com a Luva Editora

Fonte da Imagem: Unsplash

Olá!

Anteriormente tinha compartilhado a novidade da parceria do blog com a Luva Editora. Apresentei a editora e falei dos lançamentos do livros "Paixão e Crime" de João Paulo Balbino e " Bella Máfia - Dinheiro se lava com sangue" de Vitto Graziano.  (Caso não tenha conferido ainda, cliquei aqui e confira!) A editora é nova no mercado e a entrevista é uma ótima oportunidade de conhecemos ela melhor.  João Paulo Balbino respondeu minhas perguntinhas, além de escritor ele é editor de livros, revisor de textos, crítico literário, conselheiro editorial e trabalha na editora.Vamos Conferir? 


- Como surgiu a Luva Editora? E de onde veio a ideia do nome da editora?
Primeiramente muito obrigado pela oportunidade de falar sobre a Luva. A editora nasceu como uma sociedade entre escritores que publicaram livros em diversas editoras nos últimos anos. Assim como todo autor iniciante, passamos por uma quantidade grande de dificuldades no mercado editorial, como, por exemplo, qualidade gráfica ruim, péssima edição e revisão ortográfica e, principalmente, falta de acompanhamento das editoras após o lançamento do livro. A editora publica o livro, organiza o lançamento e depois o autor precisa se virar sozinho para vender os exemplares.

A Luva tem como principal objetivo não apenas publicar bons livros, mas oferecer suporte ao autor para que ele cresça no mercado literário e conquiste seu público. Somos parceiros de verdade, arregaçamos as mangas e botamos a mão na massa em busca de dar visibilidade aos nossos autores. Claro que, como estamos dando os primeiros passos, não podemos prometer céu e mar, mas estamos dispostos a fazer o que estiver ao nosso alcance.

O nome da editora é uma alusão ao box que vem encapando alguns livros, em geral, em formatopremium. A nova edição de 2011 – Uma odisseia no espaço vem com uma luva protegendo o livro, por exemplo. Somos a Luva porque damos ao livro e o autor todo o suporte necessário para que se destaquem no mercado.


- Em relação aos livros "Paixão e Crime" e "Bella Mafia", como foi a escolha deles para o primeiro lançamento da editora? Qual a importância desses livros para a literatura e para o catálogo da editora? 
A escolha veio após boa aceitação de ambos na internet. O BellaMafia tem um público cativo no Wattpad e o Paixão e Crime havia conseguido boas marcas de vendas na Amazon, com o título de Relatos de Paixões & Crimes. São livros de qualidade que passaram por reedição, revisão, criação de nova identidade gráfica e agora estão prontos para arrebatar ainda mais autores. Para a Luva, é uma aposta no gênero de literatura de crime, e estamos ansiosos para ver como será a aceitação do público; mas queremos diversificar o catálogo. Já abrimos inscrições para uma antologia de terrore estamos atentos a outros gêneros, como o erótico, o chick lit, a fantasia e a ficção científica.


- Fale um pouco para os leitores do blog e também da Luva Editora sobre o lançamento dos livros? 
O lançamento do Paixão e Crime e do Bella Mafia ocorreu na última terça-feira (17/1), em um bistrô no Rio de Janeiro chamado Grégora Arte & Café.  E enchemos o local de leitores. A proposta foi fazermos algo diferente dos lançamentos habituais, aqueles em que o autor fica posicionado atrás de uma mesa, tem um minuto para falar com cada leitor e, após adquirir a obra, a pessoa dá uma volta na livraria e vai embora.

Fazer o lançamento em um bistrô convida o leitor a ficar, tomar uma cerveja, comer um petisco, conversar informalmente com o autor com mais calma, por mais tempo. Queremos levar essa conceito para todos os lançamentos da Luva Editora, independentemente da região do país em que ocorrerem. 


- Em sua opinião, como está o mercado editorial brasileiro?
Tenho duas respostas: do ponto de vista da editora e do ponto de vista do escritor. Do ponto de vista do escritor, o mercado nunca esteve tão interessante. Com as redes sociais, é possível expor seu trabalho praticamente sem custos. Basta apenas estratégia, conhecimento e força de vontade. Também há uma quantidade significativa de editoras e propostas de auto publicação. Cabe ao autor discernir qual a melhor proposta para sua carreira.

Do ponto de vista das editoras, o cenário já não é tão favorável. Infelizmente, o brasileiro lê pouco, os livros são caros e ainda há muitas vitórias a serem conquistadas. Costumo dizer que trabalhar com livro é uma paixão. Não se deve fazer por dinheiro simplesmente, e estou muito feliz em saber que reunimos na Luva um grupo de pessoas que tem paixão por trabalhar com literatura. O BellaMafia, por exemplo, é um livro de 400 páginas que vendemos a R$ 30. Se vendêssemos o livro por R$ 60, certamente teríamos mais lucro, só que menos leitores.Como disse antes, fazemos isso por paixão e pensamos na carreira do autor, queremos que o livro alcance um público maior.


- Qual conselho você daria para os novos escritores nacionais, que sonham em ter seus livros publicados?
Que estudem gramática e técnicas de criação de história. Muitos originais chegam para gente com um potencial enorme, só que faltou maturidade do autor no trato com as palavras ou na forma de lidar com o roteiro.A escrita precisa ser estudada, assim como qualquer arte. Um músico precisa estudar música para ser um músico melhor, o mesmo vale para um pintor, que precisa estudar pintura. Logo, o escritor precisa estudar. 


- A editora está aberta para receber livros de novos escritores? Se sim, como faz para enviar?
Sim, estamos temporariamente abertos para o recebimento de originais. Os interessados podem entrar no nosso site www.luvaeditora.com.br. Na aba Publique, é possível encontrar todas as informações. O site é atualizado sempre, para divulgar as novidades da Luva Editora. Também convido todos a curtirem nossa fanpage no Facebook: www.facebook.com/luvaeditora.


- Tem alguma novidade da Luva Editora, que você pode revelar pra gente? O que podemos esperar para os próximos meses?
A principal novidade é que abrimos inscrições para a antologia de terror III – A Hora Morta, organizada pelo autor Fernando Bins. O livro terá participação especial do escritor da Darkside Cesar Bravo e prefácio do Sergio Pereira Couto. A antologia já é nosso xodó aqui na editora e estamos muito animados para lançarmos logo.

Estamos em processo de edição do livro Andando Sozinho, do autor Fernando Moraes, de Santa Catarina. Trata-se de um ótimo romance policial com bastante mistério.

Outra novidade que deve nascer em breve é começarmos a dar palestras e cursos online para nossos autores, a fim de que se tornem ainda melhores na arte de escrever. Estamos preparando o primeiro curso, que pretendemos disponibilizar até março.


- Gostaria de deixar algum recado para os leitores do blog e também da Luva Editora?
Convido todos os leitores a conhecerem os livros da Luva Editora. Estamos selecionando originais com uma curadoria bastante atenta, para apenas publicarmos com boa qualidade no mercado. Queremos que o nome Luva Editora seja sinônimo de livros de qualidade, trabalho gráfico de qualidade e autores de qualidade.

Deixo também o convite para os autores que estão com originais na gaveta. Entrem em contato conosco. Quem sabe você não tem uma obra-prima nas mãos e ainda não sabe?


***

Obrigada a Luva Editora e a João Paulo pela atenção e pela entrevista! 

Adorei conhecer melhor a editora, saber que ela tem como principal objetivo não apenas publicar bons livros, mas oferecer suporte ao autor. É interessante essa alusão da crianção do nome da editora. Que bom os livros lançados ("Paixão e Crime" e "BellaMafia") já tinha um bom público e tomara que com esse lançamento aumenta ainda mais, desejo muito sucesso. Bacana a editora está aberto para outros gêneros.

Outra aspecto que achei interessante foi o conceito do lançamento da editora, infelizmente não participei do primeiro lançamento mas ainda quero participar de outros. Sobre os dois postos de vista do mercado editorial brasileiro, que bom que as redes sócias estão ajudando bastante os escritos, e realmente o brasileiro ler pouco, fico na torcida para que os novos escritos nacionais e os blogs literários mudem a leitura no Brasil... Realmente para ser um bom escritor precisa estudar. 

Adorei ficar por dentro das novidades... A antologia de terror bacana ter a participação da Darkside. Curiosa para saber mais do romance policial do autor Fernando Moraes. Um novo curso online? Uau! Quando tiver mais novidade compartilhe com a gente! Mais uma vez, Obrigada!

Não deixe de me falar o que acho dessa entrevista com a Luva Editora.

29 comentários

  1. Olá
    Primeiramente, gostaria de lhe dar os parabéns por essa entrevista e pela parceria também. Acredito que posts com esse são muito importantes para a divulgação de editoras, autores e de seus desenvolvimentos na area. Adorei poder conferir as perguntas e respostas, ambos ficaram ótimas. Eu não conhecia a Luva Editora, mas fiquei bem curiosa :)
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada! Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  2. Ola parabéns pela entrevista, achei perfeito a posição como editora e escritor com relação ao mercado literário, existe hoje uma grande dificuldade para os brasileiros lerem mais aquecendo mais esse mercado. Desejo muito sucesso a editora,que consiga seguir com seus objetivos e realizando sonhos.beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada! Que bom que achou perfeito. Beijos'

      Excluir
  3. Oi, Dayane!
    Parabéns pela parceira!
    Já vou ficar de olho nos lançamentos dessa editora. O bom é que eles não vão ficar apegados a um único gênero e isso sempre vai deixar os leitores de olho em seus laçamentos. o/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Crislane Barbosa! Obrigada! Realmente é bom eles vária nos gêneros. Beijos'

      Excluir
  4. Oie! Tudo bem? Parabéns pela parceria, e lembro de já ter topado com algum post por aqui sobre a editora, e amei a sua ideia de entrevistar o fundador dela, é sempre bom inovar! Vou dar uma procurada melhor na editora, pois gostei muito da proposta deles em relação ao mercado literário!
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nay Sartor! Estou bem obrigada, espero que você também. Obrigada! Realmente já falei da editora antes aqui no blog. Que bom que gostou da ideia da entrevista e da proposta da editora. Procura saber mais mesmo. Beijos'

      Excluir
  5. Acho que nunca vi uma entrevista com editora. Já li várias com autores maravilhosos, mas com o veiculo que os publica, nunca e adorei.
    Muito sucesso para a editora.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivi Campos! Eu também apenas vi até hoje entrevista com autores. Que bom que gostou. Beijos'

      Excluir
  6. Olá,

    Já havia ouvido falar dessa editora, mas não conhecia as motivações de sua criação o que foi muito interessante. O catálogo também parece ser bem atrativo e a proposta muito boa, com certeza fará um tremendo sucesso e já estou torcendo aqui.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivianne Sophie! Que bom que você interessante...Também estou na torcida. Beijos'

      Excluir
  7. Oi, primeira vez que vejo um post nesse formato e achei a ideia muito interessante. Sobre a Luva o nome super combina, com a explicação do porquê dele. Muito bom ver uma editora disposta a ir junto com seus autores. Sucesso na parceria e para a editora. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helyssa Santos! Que bom que você acho a postagem interessante. Realmente o nome e o significado super combina. Realmente é bom ver a editora disposta a ajudar seus autores. Obrigada! Beijos'

      Excluir
  8. oie, achei bem bacana a entrevista e a proposta da editora, principalmente por esse auxílio para com os autores. Também achei bem intrigante o interesse deles em publicar vários gêneros, e a forma mais íntima que encontraram de fazer seus lançamentos. Parabéns e muito sucesso para todos que estão se empenhando com a editora.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Parabéns pela parceria e pela iniciativa de divulgar a editora! Eu mesma não a conhecia, mas, fiquei extremamente curiosa pelo conceito e pelas diretrizes da editora. Adorei o nome também e o significado. Adorei saber também sobre a antologia e contos de terror, apesar de ser medrosa demais para lê-los rs Enfim! Muito sucesso ao seu blog e a editora, que parece fazer um trabalho muito legal!

    Beijos!
    Pollyanna Campos - Entre Livros e Personagens
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Dayane!
    Ainda não conhecia a editora, e a entrevista foi bem esclarecedora, e muito bem-vinda. É muito bom quando vemos uma editora apoiando os autores nacionais. E ele tem razão com relação a escrita, é necessário muito atenção, e preocupação com a gramática.
    Parabéns pela entrevista!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee!
    Poxaa, que legal sua entrevista!! A proposta da editora e sua história são incríveis!
    Acho que uma editora realmente tem que trabalhar dessa forma, dando todo o suporte necessário aos seus autores e tratando suas obras com o cuidado e atenção que merecem.
    Em um momento da entrevista, João Paulo diz que os escritores também precisam estudar. Concordo muito com essa frase.
    Às vezes pego alguns livros para ler e percebo uma grande imaturidade dos autores, que poderia melhor se eles ao menos lessem um pouco mais...
    De certa forma acho que é isso, os escritores precisam ler tanto quanto escrevem. Além de estudar gramática, ortografia e etc.
    Parabéns pela entrevista e pela parceria!
    Um beijo!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dayane

    Não conhecia a editora e achei muito interessantes sua entrevista, não é algo comum.
    Achei bem bacana a origem do nome e achei sensacional esse apoio que eles se propõem a dar para os autores até mesmo depois do lançamento.
    Adorei o conceito do lançamento mais intimista também. Desejo muito sucesso a editora!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Primeiramente, parabéns pela parceria.
    E em segundo, achei bem legal a entrevista com o João Paulo. É uma editora que tem tudo para dar certo.
    Boa sorte a ele!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia ainda a Editora e, por consequência, seus lançamentos, mas achei essa entrevista muito legal e esclarecedora. De fato o mercado editorial não está tão favorável. Os livros são caros e com a pirataria muitas vezes os leitores preferem baixar os pdf's. Espero que a mente do Brasileiro mude em breve para ajudar um pouco mais a nossa literatura, além de as Editoras trazerem um preço mais acessível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. São tantos pontos que gostaria de comentar que ficaria muito longo. Excelente entrevista e proposta da Luva Editora. Vou destacar dois pontos: o primeiro em relação ao ótimo preço que estão jogando no mercado, infelizmente muitos livros de novos autores chegam ao leitor por preços altos demais se comparados a super lançamentos de autores conhecidos mundialmente. Outro ponto é o foco no preparo e domínio de técnicas gramaticais, pois infelizmente muitos livros com ótimos enredos pecam por excessos e falta de elaboração em seus enredos, sem contar nos muitos deslizes na gramática. Parabéns ao blog e à editora.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  16. Também sou parceiro da editora, e gosto da forma que eles surgiram para apoiar o autor nacional nessa empreitada pelo reconhecimento. Não vejo a hora de já ler os dois livros, tenho ouvido falar tanto que já me sinto fã dos personagens. Parabéns pela otima entrevista.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A gente quase sempre se envolve com as editoras por fora enquanto leitor, achei muito legal a entrevista que nos abre uma outra visão do mercado editorial e, é claro, é maravilhoso conferir uma editora compromissada com o trabalho dos autores e de crescer junto com eles. Parabéns pelo trabalho de todos!
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu não conhecia a Luva e gostei bastante de conhecer um pouquinho dela. Gostei da explicação que a editora faz acerca do mercado editorial, realmente do ponto de vista do autor está muito interessante sobretudo com o wattpad e a possibilidade de publicação de modo independente. No entanto, isso tem uma dupla visão: por um lado, há a possibilidade de mostrar o trabalho e por outro mostra muita gente que não é boa e foi por causa disso que desisti de ler no Watt.

    Espero ver sempre resenhas da editora e que ela cresça cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a editora e fiquei muito feliz em conhecer o trabalho e as ideias da mesma. Adorei a explicação sobre o nome da editora e a escolha dos dois primeiro lançamentos muito boas, com certeza eu gostaria de ler! <3 A ideia de como fazer os lançamentos também achei muito boa e diferente, permitindo um contato mais próximo do autor com seus leitores.
    Desejo muito sucesso a editora e que venham muitos outros livros! \o/

    ResponderExcluir
  20. Achei interessante o modo que a Editora pretende se portar diante do público e com os próprios editores. Achei realmente genial essa nova visão de lançamentos, um clima mais descontraído, com certeza é um diferencial. Outra coisa que gostei foi a opção do curso online para escritores, concordo plenamente que um escritor precisa estudar para aprimorar a sua escrita, e essa é uma ótima oportunidade para tal. Desejo muito sucesso a Editora e que ela conquiste cada vez mais o seu espaço.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oie
    que legal saber mais sobre o ponto de vista de uma editora, ainda não tinha visto algo assim e foi muito bom poder saber mais, belo post

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ei,
    Parabéns por essa parceria. Não conhecia a editora, vou até dá uma olhada. É muito válido a proposta da editora eos seus lançamentos, com toda certeza é um diferencial para todos. O curso online para autores é ainda mais ousado, vou até olhar quem sabe não tento escrever um livro.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.