Breve reflexão sobre a vida


Crises existenciais sempre existem, e elas são um momento muito delicado na vida de qualquer ser humano. Mas a questão que intriga a todos é que elas são essenciais para o nosso desenvolvimento, mesmo quando são doloridas. O mundo nos obriga a ser alguém, mas não qualquer um, precisa ser alguém de destaque, com determinada relevância e cheio de sonhos, mas não os nossos, e sim aqueles que a família, amigos e entes queridos nos impõe.

E na maioria das vezes os nossos próprios sonhos são deixados de lado, e não porque nós duvidamos em essência, e sim pelo fato de que as pessoas próximas de nós duvidam, e acabamos por aderir a essa dúvida como uma verdade absoluta. E por esse motivo muitos hoje tornam-se infelizes e enfrentam diversas crises existenciais que poderiam ser evitadas.

Precisamos entender que nem sempre as pessoas nos impõe algo por maldade, talvez elas também tenham aprendido assim, talvez elas também tenham sido privadas de seus próprios sonhos. Nossos pais, por exemplo, eles sempre querem o nosso melhor, e talvez eles não tiveram a oportunidade de entender que a felicidade é sempre o melhor, e que os objetos mundanos serão conquistados e desfrutados em consequência dela.

A dúvida sempre existe, mas a felicidade em algum momento é encontrada, e nunca é tarde quando isso acontece. O fato é que, precisamos nos escutar mais, tirar um tempo a sós com nós mesmos e se perguntar, o que eu espero de mim? O que me traz felicidade? Fazer algo feliz é sinônimo de fazer bem, seja nos estudos, emprego, família, e em qualquer outro lugar.

E por esse motivo as crises existenciais são necessárias, pois para muitos são só nesses momentos em que é possível se questionar, responder perguntas sobre si, e colocar um ponto final naquilo que não te faz bem. Encerrar uma história ou simplesmente começar um novo capítulo, a vida é cheia de surpresas e nós precisamos estar preparados para, no mínimo, a maioria delas. Crises são muito mais complexas do que este próprio texto pôde exemplificar, mas de fato elas serão enfrentadas de uma forma melhor caso tenhamos consciência de que o nosso bem precisa ser alcançado.

3 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo seu texto, achei bonito e coerente. Também concordo que as crises existenciais tem seu lado positivo, algumas vezes é preciso parar e se perguntar se aquilo que fazemos ou queremos é o melhor para nós, se é o momento certo de fazer e acontecer. Acho que só vêm a somar. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigado!! Sim, no mundo em que vivemos é necessário, antes de mais nada, encontrar algo bom mesmo nos momentos mais difíceis

      Excluir
  2. Olá!

    Lindo texto! parabéns pelas palavras!

    ResponderExcluir