As expectativa de uma criança

fonte da imagem: Autor Desconhecido

Quando criança eu não pensava tanto no futuro, e sim no presente. Mas com o tempo os adulto começaram a me fazer pergunta do futuro. Como por exemplo “Qual a profissão que eu queria segui quando cresce?”. Eu nunca entendia porque eles estavam tão preocupado com o que eu queria ser no futuro. Tudo que eu pensava era: “ Ainda falta muito tempo para isto, quando chega a hora eu vejo”. Mas eu sempre dava em uma resposta como por exemplo: “Quero ser pediatra!” por causa que adorava brincar de boneca, ou simplesmente falava “Não sei ainda”. Nunca me preocupava com isto, até que uma nova pessoa me perguntava a mesma coisa.

Eu sempre via minhas amigas responderem: atriz, cantora, veterinária... Depois de munda algumas vezes de opinião, chego uma hora que minha resposta sempre foi pediatra.  Até que um adulto perguntou para mim: “- Você não tem medo de dá remédio errado para uma pessoa e ser processada?”. Eu nunca tinha parado para pensar nisto. E como pensaria em uma tragédia quando tudo que eu queria era ser feliz quando cresce? 

Será que o adulto que me fez esta pergunta deve suas  expectativas  destruída quando criança? Nunca entendi porque alguns adulto falam quem crianças são pirralhos e adolescentes são aborrecestes.  Parece que eles nunca passaram por estas fase?

Na infância tudo que queremos é sermos feliz, acreditar que tudo é possível. Ter a expectativa de amanhã, talvez que sabe, encontra com uma fada. Nesta fase não precisamos de ninguém nos dizes que o Papai Noel não existe. Como muitos adultos e até mesmo adolescentes dizem para as criança. O que será que alguém ganha ao acabar com a esperança de uma criança?

Ao invés de preocupada em fala para uma criança que ela está errada em acreditar em contos de fadas, se deve se preocupar em não deixar a esperança dela morrer. Com o tempo esqueceremos e nos procuraremos outras coisas. Ao invés de queremos vê o Papai Noel em noite de natal, iremos querer vê as promessas que as pessoas fazer serem compridas. Invés de querer ser um astronauta podemos querer ter uma banda de Rock. E que mal tem nisto?

Na infância e na adolescência e quando estamos formando o nosso estilo e personalidade. É nesta faze que estamos mais cheio de expectativa com as coisas da vida. É necessário termos mudança, nos arriscar, fazemos escolher, fazemos perguntas sem medo da resposta, e principalmente não termos medo de errar... Isso ira definir quem seremos quando cresce e como iremos tratar uma criança quando formos adulto. Então pense bem o que dizer quando uma criança falar com você. E quando ser torna adulto não deixa aqueles sonhos e expectativa de uma vida feliz na infância (e adolescência), leve com você e faça ela acontecer. 

2 comentários:

  1. Acho que quando somos crianças o lance de ter expectativas é relacionado com a esperança. Apesar de tudo, a esperança que nos impulsiona a seguir em frente para seguir o caminho que desejamos traçar na vida. E, assim, suprir nossas expectativas.
    Gostei do texto!
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mikaele falo tudo, adorei!! Obrigada, beijos!

      Excluir